quinta-feira, 3 de setembro de 2009

AUTO AVALIAÇÃO DO CURSO

Se a tecnologia está cada vez mais presente na vida e na escola, o professor precisa dominar o computador e saber usá-lo competentemente como recurso de ensino. Mas sabemos que isso não é uma tarefa fácil, a primeira etapa é até simples como digitar textos, acessar a internet entre tantas outras coisas que fizemos. Mas usar pedagogicamente este poderoso recurso é bem mais complexo, o tempo que tivemos foi pouco, foram repassados alguns tópicos e formas de utilizar o Linux que em alguns pontos se assemelha ao Windows, enquanto em outros são bem diferentes. O que dificulta também é a vida corrida que a maioria dos professores vive hoje, não tendo tempo disponível para exercitar, pois sabemos que se o uso não for contínuo facilmente leva ao esquecimento.
Tivemos uma formação apenas inicial, mas promover a educação continuada é de fundamental importância, precisamos continuar conhecendo o que de mais novo está no mercado a cada dia, para não ficarmos para trás.
O uso da tecnologia, por si só não promove a melhoria do ensino e da aprendizagem se nós não soubermos usar de maneira que possamos tornar os alunos críticos e criativos diante dos recursos tecnológicos visando à qualificação da educação escolar, que é o que realmente nos interessa. Nosso maior objetivo hoje continuará sendo e é ser alfabetizado nessa área.

Um comentário:

NTE ITUPORANGA disse...

Concordamos com você Leonir, nossa vida é muito corrida mesmo, as vezes não tiramos tempo nem para nós. Mas como bons educadores que somos sempre damos um jeito de transnitir a nossos alunos conhecimentos para que a aprendizagem deles seja significativa.